Parlamento Jovem
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política voltado a estudantes do ensino médio e superior. Por meio dele, os participantes podem conhecer melhor o funcionamento dos Legislativos Municipal e Estadual, bem como os principais instrumentos de intervenção democrática na vida pública.
A cada ano, um tema de relevância social é debatido pelos jovens, que desenvolvem pesquisas, participam de palestras e de processos formativos sobre o assunto. A partir daí, discutem e elaboram, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema tratado. As proposições são encaminhadas para a apreciação das Comissões de Participação Popular da Câmara de Capitólio e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nas etapas municipal e estadual do projeto, respectivamente.
O Parlamento Jovem Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com apoio da PUC Minas, em parceria com câmaras municipais de diferentes partes do estado, dentre elas a de Capitólio.
Objetivos do Parlamento Jovem
- Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
- Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
- Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
Como é desenvolvido?
A cada edição anual, os estudantes do PJ Minas escolhem e debatem um tema de relevância social.
Os jovens encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema, ao final das atividades. Essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à ALMG.
O projeto é realizado em cinco etapas:
- Preparação
- Implantação
- Etapa Municipal
- Etapa Regional
- Etapa Regional
Funções no Parlamento Jovem
Estudantes
Os estudantes do Parlamento Jovem de Minas Gerais, todos do ensino médio, participam de várias atividades ao longo do ano.
Na Etapa Municipal, é preciso comparecer aos eventos do PJ, como:
- Oficinas de formação política
- Oficinas de formação temática
- Encontros regionais
Outras tarefas dos jovens:
- Fazer um diagnóstico local, a fim de verificar como o tema da edição se desdobra no seu município.
- Elaborar propostas sobre o tema da edição, que podem resultar em políticas públicas ou outras ações do Legislativo ou do Executivo.
- Sugerir um tema para a edição seguinte.
Coordenadores
O responsável por implementar o projeto no município é o coordenador municipal. Ele pode ser um vereador ou um servidor designado pela câmara.